Brasil, um futuro de país.

Brasil, um futuro de país. Terra prometida, país emergente, em crescimento, rumo ao progresso, grande potência. São “rótulos” que o país ganhou durante sua história por ser reconhecido como um lugar de muitas qualidades, mas que ainda não se tornou poderoso mundialmente. Fruto de um passado sofrido e explorado. Na tentativa de diminuir o sofrimento, o esquecimento. Ele piora a situação, já que ao esquecermos, não se aprende: sofremos de novo. Apesar da cultura do esquecimento, comemoramos o 07 de setembro.

O dia 07 de setembro é considerado o Dia da Independência do Brasil. Em 1822, não nos tornamos  independentes de fato. Nosso imperador era filho do “antigo” dono, o que dava na mesma. Sem contar as dívidas com a Inglaterra, que nos deixam no caderninho da Rainha até hoje. Continuamos dependentes, menos do que em 1822, mas ainda com acordos econômicos estranhos e obscuros com os países mais poderosos e falidos do mundo. Ainda tentamos imitar os outros para parecer chique e desenvolvido, e não resolvemos a maioria dos nossos problemas internos.

Contudo, nada impede que o dia 07 de setembro de 2011 seja o Dia da Independência de fato. Não tivemos um início de vida independente bonito e pomposo, mas não precisamos nos desvalorizar por isso. D. Pedro I estava montado num burro ou jumento e não num cavalo? Estava com dor de barriga? Tornou-se imperador por “falta do que fazer”? Bom muita gente vai morar sozinha numa república de 2 peças e 50 pessoas,ou arruma um casamento mal sucedido para sair da casa dos pais. Ou monta uma micro – empresa só na coragem, ou arruma um bico como primeiro emprego. Podemos superar os obstáculos e sermos felizes hoje mesmo. Até o Brasil se transformar num presente de país.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s