Receitas para a Felicidade

Semana passada, conversando com novas amigas, conversávamos sobre caminhos: se existe caminho certo e errado. Uma falava que sim, existem caminhos errados; a outra disse que não, independente do caminho podemos chegar ao nosso objetivo. No final a maioria do grupo concordou com a última afirmação. Realmente, há várias formas de chegar no topo e ficar. Mas, como a humanidade não gosta de perder tempo, insiste em procurar a receita do sucesso.

Isso vale no grupo de amigas, reunião de trabalho, gestão de governo. Pra que inventar, procurar? Melhor copiar. Neste mundo cibernético, copiar deixou de ser pecado. Mas não passou a ser igual a transformar.

E os brasileiros que planejam sonhando pensam:vamos fazer como na Holanda, EUA, França, Cuba, China, Japão. As coisas começam a dar errado: será que não seguimos direito o que era para fazer ou fizemos algo completamente fora da nossa realidade?

O problema é quando seguimos as receitas dos outros só para impressionar. Em vez de preparar o bolo caseiro comum, resolve fazer o bolo que viu na Ana Maria Braga. Só que esquece de comprar todos os ingredientes; pois você tem apenas a farinha de sempre. É quando improvisa, e substitui os ingredientes pelo que já tem em casa. O bolo super moderno e gostoso virou o simples bolo esquisito. Na ânsia de copiar, inventou!

A receita da felicidade é juntar várias receitas: folhas, cadernos, enciclopédias, banco de dados. É recortar, copiar, modificar, criar, unir, eliminar. Experimentar  e se tornar parte de uma experiência. Não como um submisso e prisioneiro ratinho de laboratório, mas sim como uma pessoa que pode agir, pensar e decidir. Para ser feliz, tente e experimente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Receitas para a Felicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s