Multidão

Texto escrito em junho ou julho de 2005, sobre o centenário de nascimento de Sartre e as suas duas obras: “As Moscas” e “O Diabo e O Bom Deus”. Achei o texto na minha bagunça, agora já organizada.No Núcleo de Pesquisa em Teatro e História, atuei na leitura dramática dessas duas peças. Nelas fiz papel de pobre, camponesa. Escrevi pensando na importância das multidões, do povão. E uma forma de dizer que meus personagens não eram tão pequenos assim.

Multidão

 Sartre coloca como principal atração de suas obras “a multidão”.Ela, atua em todas as situações: sejam elas políticas, econômicas ou culturais. O povo é a base de uma sociedade e a maior vítima da ganância da elite.

Essa multidão trabalha exaustivamente: ergue grandes monumentos,planta, colhe, serve a nobreza, entra em batalha. Abre mão de sua pouca riqueza material,família;saúde; crenças e suas ideologias em prol de uma religião ou do Estado.

As mulheres  sofrem duplamente na sociedade, pois dentro e fora de casa são discriminadas. Além de consideradas inferiores ou despreparadas para exercer sua liberdade. Em guerras e epidemias, os pobres são os primeirosa sofrer as consequências. Nestes cenários, circulam crianças órfãs; mães despreparadas;jovens multilados e idosos abalados de tanto enxergarem e sentirem os males do mumdo.

O sonho de muitos líderes é o de ter súditos fiéis apto a lutar e a obedecê – lo.Vários candidatos a líder desfilam na sociedade. Alguns fazem questão de se denominar “pobre” para ser “mais um na multidão”. Após conquistar o poder,  ” o maior da multidão”. Para isso, é necessário ter uma boa justificativa: aplicar uma nova filosofia em prol da felicidade. Ou então, exerce liderança demostrando superioridade em relação aos dominados; de forma autoritária e opressora.

A maior parcela da população não vê todos os interesses dos falsos líderes e as dificuldades enfrentadas pelos bons líderes. Ela é ignorante, mas não completamente. Ela pensa e questiona. Pode até não ter coragem ou oportunidade para exigir seus direitos, mas tenham certeza de a multidão deseja e luta para sair da margem social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s