Do limão uma limonada, ou um bolo de limão!

Coloco na íntegra meu texto que eu fiz para o meu curso sobre o filme “Quem Quer Ser um Milionário”. Nele, eu também comento sobre a ligação dele com a educação de jovem e adultos( da qual o Projovem Urbano faz parte). Achei o filme muito bom, e me identifiquei muito com o protagonista. Aprendi a ler com quase quatro anos de idade sem ninguém me ensinar.  Até hoje, não encontro resposta para isso. Fico furiosa quando ouço a frase “isto não serve pra nada!”, um insulto à vida.

Texto

O filme “Quem Quer Ser Um Milionário” mostra a história de um rapaz pobre que participa de um programa de televisão de perguntas e respostas. Mesmo de origem humilde e sem muito conhecimento escolar, ele acerta todas as perguntas, grande parte delas, apenas com seu próprio conhecimento de vida. Perfis parecidos com o desse jovem também encontramos nas escolas da cidade.

Geralmente, pobreza é relacionada com ignorância total. Mas ignorância total não existe. O que existe são conhecimentos e desconhecimentos. O aluno já chega na escola com conhecimento, então, na aula ele aprenderá ainda mais. No caso dos alunos de 18 anos a 29 anos, esse fato é ainda mais perceptível. Alguns já formaram suas próprias famílias, outros já moraram por vários locais, sem contar os problemas que cada aluno sobre devido o histórico familiar traumático; poucos recursos financeiros; baixa escolaridade. A grande mensagem do filme é de que toda pessoa possui conhecimentos, e não existe conhecimento inútil. “Aprender a aprender”, isto é, entender que o que se vive e o que está presente ou ao redor de nossas vidas servem para algum objetivo: maturidade para enfrentar obstáculos; encontrar um grande amor ou ganhar milhões de rúpias.

Temos que tirar os alunos da condição de vítimas. Discutir sobre mais opções e reflexões, pois ninguém é obrigado a permanecer com os mesmos problemas pelo resto da vida. Usar nossos problemas também para aprender e não somente para sofrer. Por isso, louvável a iniciativa do Projovem Urbano de aproximar os conteúdos da realidade do jovem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s